Simplesmente apaixonada: Bullet Journal

Olá!

Depois de muito sofrer com bloqueio criativo, cá estou eu. Não que eu seja uma escritora de verdade mas foi um bloqueio e tanto! Não fazia ideia sobre o que escrever até que meu namorado (lindo, cheiroso, companheiro da minha vida <3) me falou: “ué, porque não escreve sobre Bullet Journal? Cê gosta tanto!”. E foi assim que a inspiração voltou :3

Devem estar pensando “o que raios é esse troço de Bullet Journal?”, pois eu digo! É um sistema de organização maravilhoso que o Ryder Carroll desenvolveu. Tudo começa com uma ideia pra organizar todas aquelas notas e agendas que a gente faz, perde, esquece de olhar e etc. Aí o Bullet Journal chega na cena: ele é tudo isso e mais um pouco dentro de um sistema que só precisa de um caderno e uma caneta da sua escolha.

Calma, não tô explicando direito mas vou explicar! Aqui vamos com os tópicos dos passos inicias, espero que gostem! ❤

  • A primeira coisa que você precisa é um caderno do tipo que você quiser! Pode ser  Moleskine, aquele caderninho que você comprou no início do ano pra escola/faculdade/cursinho e não usou, pode ser qualquer caderno que você se sinta confortável usando e que seja de um tamanho bom pra levar pra todo lugar. É recomendado que seja pontilhado ou quadriculado, mas eu faço em um sem pauta e tá tudo indo bem até agora.
img_5993

caderno que uso é da Cícero, sem pauta

  • Antes de irmos pro próximo passo preciso citar algo importante! Key. O que é? Bom, é a primeira coisa que ele fala no vídeo: um glossário de símbolos que vai usar no Bullet Journal.

img_5994

  • Depois que tiver o caderno e uma caneta preta da sua escolha, você precisa numerar as páginas (não recomendo numerar todas as páginas de uma vez, só as que você for usando pra não correr risco de precisar cortar/arrancar/colar as páginas e ficar desfalcado o caderno)…

img_6006

  • …e criar o Index. O que é isso? Bom, o Index vai ser o índice do seu caderno. Você vai fazer um log de todas as páginas que usar nele, como o índice de um livro mesmo 🙂 O Index consiste em 2-4 páginas que você deixa separadas pra escrever as o que tem na página e o número, como ele mostra no vídeo e eu mostro na imagem aí em baixo:

img_5995

  • … e depois do Index temos o Future Log. E o que ele é? Simples! É a página, ou conjunto de páginas dependendo de quanto tempo decidir usar seu Bullet Journal, que você vai colocar os meses em que vai estar usando seu BuJo (abreviação de Bullet Journal pra não ficar repetindo toda hora o nome rs); por exemplo, eu uso por um ano ou até quando ele durar, então coloquei 4 páginas pro meu Future Log e, nas duas primeiras, coloco os meses em que sei que vou estar usando e as outras duas páginas ficam de reserva caso ele dure mais do que eu esperava 🙂

img_5996img_5997

  • Então, depois de fazermos nosso Future Log nós fazemos a Monthly Log, que nada mais é do que o conjunto de páginas em que colocamos nosso mês e o planejamos, sempre voltando ao Index e colocando as páginas em que tudo está para futura pesquisa.

img_5998

  • E logo depois do Monthly Log, temos o Daily Log! Essas páginas vão ser onde você registra seu dia e elas podem variar de número, layout e o que você quiser fazer. Eu gosto muito de usar o Daily Log escrevendo o dia e anotando o que ocorreu no determinado dia e logo em seguida, na mesma página, anotando o dia seguinte e assim sucessivamente, como mostro na foto abaixo. Mas como podemos ver, na imagem seguinte a pessoa usou de modo semanal e na imagem depois dessa de modo diário, que é basicamente como eu faço só que um dia por página.
img_59991

como faço meu daily log

weekly_log_bujo_pinterest

daily log – semanal

 

daily_log_bujo_pinterest

daily log – uma página, um dia (diário)

  • Depois de todas essas coisas temos as coleções que, nada mais nada menos, são páginas que fazemos/desenhamos/listamos/escrevemos coisas que complementam toda a experiência do BuJo. Por exemplo, eu gosto de fazer listas de coisas pra levar na mala, listas de músicas, listas de restaurante pra conhecer… Entre outras coisas.
img_6001

minha lista de coisas pra levar na mala

img_6003

minha lista de filmes/livros

Então, isso é o básico sobre Bullet Journal que espero ter conseguido passar de forma clara pra todo mundo e espero MUITO MESMO que tenham gostado! ❤ Caso queiram compartilhar suas tentativas, buscar dicas, perguntar pra pessoas que fazem BuJo a mais tempo que eu sobre coisas que eu disse aqui: tem um grupo no facebook que se chama Bullet Journal BR, cheio de pessoinhas lindas e maravilhosas e que sempre estão compartilhando e tirando dúvidas e mostrando dicas sobre BuJo. Eu adoro o grupo e recomendo demais 🙂 (caso o hiperlink não funcione, aqui está o link do grupo: https://www.facebook.com/groups/765852693560781/permalink/1060715817407799/)

Bom, espero que tenham gostado! Isso é o que eu gosto de chamar de Bullet Journal 101, hahahah. Qualquer dúvida/sugestão/crítica, manda seu comentário ❤

Beijos beijos,
Let.

Sobre Let

"Para ter lábios atraentes, diga palavras doces. Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas. Para ter o corpo esguio, divida sua comida com os famintos. Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez ao dia. Para ter boa postura caminhe com a certeza de que nunca andará sozinha." - Audrey Hepburn
Esse post foi publicado em bullet journal, etc e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Simplesmente apaixonada: Bullet Journal

  1. Cinthia Militão disse:

    Aí meu coração, tava montando o meu ontem Letícia!! Vc arrasou demais no post!

Deixe um comentário

